(37) 3324-1685

(37) 99859-8515

Veja os exames que realizamos

# O melhor laboratório de Pimenta

Prêmio Destaque 2020

O hemograma, também conhecido por hemograma completo, é um tipo de exame que analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: Glóbulos vermelhos (hemácias); Glóbulos brancos (leucócitos); Plaquetas (coagulação sanguínea); Esse exame serve para confirmar ou indagar um diagnóstico. Também serve para monitorar algum tratamento que está sendo feito pelo paciente ou apenas para a saúde e se há alguma alteração no organismo do indivíduo.
O exame VHS serve para medir a velocidade de separação dos glóbulos vermelhos e o plasma, Com isso, quando há a inflamação no sangue, são formadas proteínas que diminuem a viscosidade do sangue e aceleram a velocidade de hemossedimentação.
O Exame Coagulograma geralmente é solicitado por um médico de confiança para avaliar as condições de coagulação do sangue. Com o exame de Coagulograma, o médico pode identificar e acompanhar doenças hematológica, como anemia e leucemia. Além de ser comum antes de cirurgias.
O exame de glicose, também conhecido como teste da glicose, é feito com objetivo de verificar a quantidade de açúcar no sangue, que recebe o nome de glicemia, e é considerado o principal exame para diagnosticar a diabetes.
A tipagem sanguínea é usada para determinar o grupo sanguíneo de uma pessoa e que tipos de sangue ou derivados de sangue ela pode receber. Pessoas dos grupos A, B e O produzem naturalmente anticorpos que causam reações graves se receberem por transfusão sangue incompatível. Se uma pessoa Rh-negativa receber sangue (for transfundida) Rh-positivo, ela começa a produzir anticorpos anti-Rh. Estes causarão problemas se essa pessoa voltar a receber outra transfusão de sangue Rh-positivo. A tipagem do grupo Rh é importante durante a gravidez, porque pode haver incompatibilidade entre a mãe e o feto. Se a mãe for Rh-negativa e o pai for Rh-positivo, o feto pode ser Rh-positivo e a mãe pode desenvolver anticorpos que atravessam a placenta e destroem as hemácias do feto, provocando doença hemolítica do feto e do recém-nascido. Para evitar o desenvolvimento desses anticorpos, a mãe é tratada durante a gravidez e logo após o parto com imunoglobulina anti-Rh, que retira as hemácias fetais da circulação da mãe antes que ela fique sensibilizada e passe a formar anticorpos anti-Rh. A tipagem sanguínea é usada também para determinar o grupo sanguíneo de doadores de sangue. Todos os bancos de sangue que coletam de doadores classificam o sangue colhido para ser usado de acordo com o grupo sanguíneo do receptor.
O exame do fator Rh, também chamado de tipagem sanguínea, é feito a partir de uma pequena amostra de sangue que deve ser coletada em laboratório, não sendo necessário nenhum tipo de preparação ou jejum. O sangue coletado é enviado ao laboratório, onde será realizado um teste para identificar a presença da proteína na superfície das hemácias. A identificação do fator Rh é simples e feita adicionando uma solução de anticorpos em uma gota de sangue. Quando as hemácias se juntam, após adicionar a solução de anticorpos, significa que a pessoa é sangue Rh+, e se as hemácias não se juntarem, o sangue é Rh-.
Como o próprio nome sugere, o exame de colesterol total e frações mede a quantidade dessa molécula e de seus subtipos na circulação. As porções mais famosas são o HDL, também chamado de colesterol bom, e o LDL, o ruim. Muitas vezes, o mesmo teste de sangue vai avaliar também a concentração de triglicérides, um tipo de gordura, no organismo.
Os triglicerídeos são gorduras presentes em nosso sangue e compõem a maior parte das gorduras provenientes da nossa dieta (como alimentos ricos em carboidratos e gordura), apesar de também serem produzidas pelo organismo (no fígado). Funcionam como reserva de energia ao nosso corpo ao se alimentar em excesso com alimentos, como, pães, doces e massas, nosso organismo pega o açúcar excedente desses alimentos e transforma em triglicerídeos, elevando seus níveis.
O exame de ureia é um dos exames de sangue solicitados pelo médico que tem como objetivo verificar a quantidade de ureia no sangue para saber se os rins e fígado e estão funcionando corretamente. A ureia é uma substância produzida pelo fígado, como resultado do metabolismo das proteínas provenientes da alimentação. Após metabolização, a ureia circulante no sangue é filtrada pelos rins e eliminada na urina.
O exame de creatinina é um procedimento laboratorial que tem por objetivo fazer a medição das concentrações de creatinina na corrente sanguínea. Ele também pode ser realizado por meio de uma amostra de urina, e ajuda a identificar problemas renais. A creatinina origina-se da degradação da fosfocreatina no tecido muscular, geralmente, a produção é constante pelo corpo, sendo diretamente proporcional à massa muscular da pessoa: quanto maior a massa muscular, maior a produção. Por isso, ela participa no processo de contração da musculatura. Apesar de ser benéfica para o nosso corpo, precisa estar em quantidades adequadas, e o que vai medir esses níveis é o exame de creatinina.
O TGO é conhecido como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase). É um transaminases, ou seja, enzima que podem ser dosada no sangue e refletem o status de funcionamento do fígado. Quando a dosagem está normal, a maior parte destas enzimas se encontram dentro das células do fígado. Já quando a dosagem apresenta resultados incomuns, as enzimas são derramadas no sangue. Exames de colesterol e tireoide, também podem indicar problemas de saúde, mantenha sempre seus preventivos atualizados. TRANSAMINASE GLUTÂMICO OXALACÉTICA A TGO é produzida no fígado e está presente também no coração, músculos, rim e cérebro, portanto não é específica para diagnóstico de problemas hepáticos.
Já o TGP é conhecido como transaminase pirúvica ou ALT (alanina aminotransferase). É um transaminases, ou seja, enzima que podem ser dosada no sangue e refletem o status de funcionamento do fígado. Quando a dosagem está normal, a maior parte destas enzimas se encontram dentro das células do fígado. Já quando a dosagem apresenta resultados incomuns, as enzimas são derramadas no sangue. Exames de colesterol e tireoide, também podem indicar problemas de saúde, mantenha sempre seus preventivos atualizados. TRANSAMINASE GLUTÂMICO PIRÚVICA A TGP é produzida, em sua grande maioria, no fígado e é um marcador mais específico de doença hepática. Com o exame de TGO e TGP, é possível identificar e acompanhar doenças presentes no fígado.
O Gama GT (gama glutamil transpeptidase ou GGT) é um exame realizado para medir a quantidade de enzimas presentes no sangue, avaliando assim a função hepática, isto é, a presença de possíveis problemas no fígado ou obstrução biliar.
O Exame Amilase é usado para avaliar a amilase, presente na saliva e pâncreas. Este exame ajuda no diagnóstico de: Pancreatite aguda Insuficiência renal Câncer no pâncreas Obstrução intestinal Úlcera perfurada Apendicite aguda
O exame de proteínas totais e frações costuma ser feito como exame de rotina, já que alterações relacionadas à presença de proteínas no sangue pode ser um indicador de doenças renais e hepáticas. O exame de proteínas totais e frações também é indicado para pacientes com perda de peso recente, porque ajuda a entender melhor os motivos dessa perda de peso. Quando os valores obtidos no exame de proteínas totais e frações estão abaixo do normal, o paciente pode estar com condições como hipertireoidismo, deficiência de vitamina D, cirrose e insuficiência cardíaca, além de alcoolismo crônico. Já os valores acima da tabela de referência do exame de proteínas totais e frações podem indicar doenças autoimunes, hepatite B e C, câncer, artrite reumatoide e lúpus. Geralmente, o exame de proteínas totais e frações pode servir como um indicador da necessidade da realização de exames adicionais.
O exame da albumina é feito para avaliar os níveis de albumina circulantes no sangue, sendo útil para avaliar o estado nutricional da pessoa e identificar possíveis problemas renais ou hepáticos. A albumina é a proteína presente em maior concentração circulando no sangue e é produzida no fígado. Essa proteína é necessária para transportar hormônios e nutrientes pelo corpo e para regular o pH e manter o equilíbrio osmótico do organismo, o que acontece por meio da regulação da quantidade de água no sangue.
O ácido úrico é produzido pelo organismo por meio da quebra da proteína chamada purina. O ácido úrico produzido pela purina é filtrado pelos rins e eliminado pela urina, em menor quantidade pelas fezes e também mantido no sangue. É mais comum a alteração no ácido úrico por causa do excesso do ácido e não de sua diminuição que pode estar relacionada a doenças renais, hepáticas ou influência medicamentosa. A quantidade elevada de ácido úrico é chamada de hiperuricemia e pode ocasionar a: Gota (acúmulo e cristalização do ácido úrico) = a doença provoca inchaços, inflamações e dores nas articulações (joelhos, tornozelos, dedos e calcanhares). Sendo mais frequente em homens adultos, a gota pode surgir nas mulheres após o início da menopausa.
A fosfatase alcalina é uma enzima que está presente em diversos tecidos do corpo, estando em maior quantidade nas células dos ductos biliares, que são os canais que conduzem a bile do interior do fígado para o intestino, e nos ossos, sendo produzida pelas células envolvidas na sua formação e manutenção. O exame da fosfatase alcalina é geralmente utilizado para investigar doenças no fígado ou nos ossos, quando estão presentes sinais e sintomas como dor no abdômen, urina escura, icterícia ou deformações e dor ósseas, por exemplo. Pode também ser realizado como exame de rotina, juntamente com outros exames, de forma a avaliar a saúde do fígado.
As bilirrubinas são medidas (dosadas) para avaliar anemias hemolíticas ou doenças hepáticas e das vias biliares. Essa dosagem é especialmente importante em recém-nascidos com icterícia. A barreira entre o sangue e o líquido cefalorraquiano está incompleta nas primeiras semanas de vida, e um excesso de bilirrubina não conjugada no sangue pode se depositar em partes do cérebro do bebê, causando lesões irreversíveis.
A creatinofosfoquinase, conhecida pela sigla CPK ou CK, é uma enzima que atua principalmente nos tecidos musculares, no cérebro e no coração, sendo solicitada a sua dosagem para investigar possíveis danos a esses órgãos. O médico pode solicitar este exame quando a pessoa chega ao hospital com queixa de dor no peito ou para verificar se há indícios de um AVC ou alguma doença que afete os músculos, por exemplo.
CK-MB é uma das três formas separadas (isoenzimas) da enzima creatina quinase (CK). A CK-MB é encontrada principalmente no músculo cardíaco. Ele aumenta quando há danos às células do músculo cardíaco. Os níveis de CK-MB, junto com a CK total, são testados em pessoas com dor no peito para diagnosticar se tiveram um ataque cardíaco. Uma vez que uma CK total alta pode indicar danos ao coração ou a outros músculos, a CK-MB ajuda a distinguir entre essas duas fontes. Se o seu médico achar que você teve um ataque cardíaco e lhe der um medicamento que “dissolve o coágulo”, a CK – MB pode ajudá-lo a saber se o medicamento funcionou. Quando o coágulo se dissolve, a CK-MB tende a subir e descer mais rapidamente. Ao medir a CK-MB no sangue várias vezes, o médico geralmente pode dizer se o medicamento foi eficaz.
O teste VDRL é um teste para identificação de pacientes com sífilis. Um teste de VDRL não reagente quase sempre significa que a pessoa nunca teve contato com a sifilis, ou que teve e o tratamento foi eficaz ao ponto de o tornar negativo
O dímero-D é um marcador biológico que está presente no sangue quando existe degradação da fibrina, uma proteína que está envolvida com a formação de coágulos. Assim, quando existem alterações no processo de coagulação, é esperado que exista uma maior quantidade de dímero-D circulante. O exame de D-dímero é recomendada pelo médico para avaliar o risco de trombose e de tromboembolismo pulmonar, sendo principalmente indicada após cirurgias, após grandes traumas, como acidentes, por exemplo, e durante a gravidez.
O LDH, também chamado de desidrogenase láctica ou lactato desidrogenase, é uma enzima presente dentro das células responsável pelo metabolismo da glicose no organismo. Essa enzima pode ser encontrada em diversos órgãos e tecidos e, por isso, a sua elevação é pouco específica, sendo indicada a realização de outros exames para que se possa chegar a um diagnóstico.
O que é Dengue IgM? O termo IgM e IgG, são usados para denominar os anticorpos produzidos pelo organismo em resposta a um micro-organismo invasor. Quando ocorre a presença de anticorpos IgM em um exame indica que há uma infecção aguda ou recente, enquanto que a presença do anticorpo IgG, indica uma infecção passada.
O NS1 é uma glicoproteína altamente conservada que está presente em altas concentrações no soro de pacientes infectados por vírus da dengue. Dessa forma, pode ser detectado logo após os sintomas terem surgido e, portanto, antes do aparecimento de anticorpos específicos contra o agente infeccioso.
O Exame Beta HCG é indicado para mulheres que estão com suspeita de gravidez. É um exame simples e rápido, realizado por meio de uma coleta sanguínea. Mesmo que haja outras opções para indicar uma possível gestação, como os testes de farmácia, é importante lembrar que nenhum deles é tão confiável quanto o Beta HCG
O beta HCG quantitativo é o exame indicado em casos de suspeita de gravidez. Durante a gestação há secreção de um hormônio chamado Gonadotrofina Coriônica Humana. Este hormônio pode ser testado tanto na urina quanto no sangue materno para realizar o diagnóstico de gestação
O exame ASLO tem como objetivo identificar a presença de uma toxina liberada pela bactéria Streptococcus pyogenes, a estreptolisina O. Caso a infecção por essa bactéria não seja identificada e tratada com antibióticos, a pessoa pode desenvolver algumas complicações, como glomerulonefrite e febre reumática, por exemplo
Com a incidência da pandemia de Covid-19 e a necessidade de identificar os pacientes contaminados com o vírus SARS-Cov-2, diversos exames laboratoriais se popularizaram, principalmente o chamado RT-PCR, sigla para reverse transcription polymerase chain reaction ou reação em cadeia da polimerase por transcriptase reversa. Trata-se de um exame laboratorial utilizado para o diagnóstico de diversas doenças como Dengue, Febre Amarela e Covid-19. O funcionamento do processo de análise sobre a amostra colhida pode ser assim resumido: transformação do RNA do agente etiológico em DNA: a enzima transcriptase reversa transforma o RNA do vírus possivelmente presente no sangue analisado em DNA complementar (cDNA); ampliação do cDNA: fitas simples de DNA são inseridas para amplificação do material genético em milhões de vezes; avaliação da presença do agente pesquisado: procuram-se sinais da presença do vírus na amostra analisada; confirmação ou descarte: por meio de uma sonda complementar, pode-se verificar o conteúdo molecular e sua correspondência com o do vírus, permitindo confirmar (PCR positivo) ou descartar (PCR negativo) as suspeitas.
O exame de troponina é feito para avaliar a quantidade das proteínas troponina T e troponina I no sangue, que são liberadas quando existe lesão no músculo do coração, como quando acontece um infarto, por exemplo. Quanto maior for a lesão no coração, maior é a quantidade destas proteínas no sangue.
O exame compreende três etapas: caracteres gerais (propriedades físicas), pesquisa de elementos anormais (pesquisa química), sedimentoscopia (exame microscópico da urina). – Urina recente (jato médio 1a urina manhã) ou urina com no mínimo de 4h após última micção.
O exame bacterioscópico da urina através da coloração de Gram permite uma avaliação da presença de infecção do trato urinário. Presta informações importantes e rápidas para o início da terapia, fornecendo informações semiquantitativas
O exame de urocultura, também conhecido como cultura de urina, é um dos principais tipos de exames de urina e ele consegue identificar qual tipo de bactéria está ocasionando determinadas infecções
O exame de sangue oculto avalia a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes, que podem não ser visíveis a olho nu. Ajuda a detectar a presença de sangramentos no intestino grosso, que podem ser sinais de úlceras, colite ou até câncer
O exame parasitológico de fezes é um exame que permite a identificação de parasitas intestinais através da avaliação macro e microscópica das fezes, em que são visualizados cistos, ovos, trofozoítos ou estruturas adultas de parasitas, o que ajuda o médico a fazer o diagnóstico de doenças causadas por parasitas como ancilostomose, ascaridíase, giardíase ou amebíase, por exemplo.
Exame de TSH serve para avaliar a tireoide no sangue e analisar o hormônio que possa estar em excesso causando o hipertireoidismo ou hipotireoidismo
O T4 livre é a fração livre e ativa do hormônio tiroxina, produzido pela glândula tireóide. A dosagem do T4 livre tem como objetivo avaliar como está o funcionamento da tireoide. Este hormônio exerce diversas funções importantes no nosso organismo
O exame de vitamina D, também conhecido como exame de hidroxivitamina D ou 25(OH)D, tem como objetivo verificar a concentração de vitamina D no sangue, já que é uma vitamina essencial para a regulação dos níveis de fósforo e cálcio no sangue, possuindo papel fundamental no metabolismo ósseo, por exemplo.
Por meio do exame de vitamina B12, é possível determinar os níveis de vitamina B12 circulando na corrente sanguínea do paciente. Assim, se o paciente possui níveis baixos, é possível fazer a suplementação nutricional por meio de medicamentos ou mesmo de mudança alimentar. Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência
O exame de ácido fólico serve para aferir o nível desta vitamina no sangue. Em geral, indivíduos com deficiência de ácido fólico podem ser assintomáticas, mas existem casos que apresentam sintomas como cansaço, falta de ar e feridas na boca.
A avaliação dos níveis de vitamina C (ácido ascórbico) é utilizada para identificar a ausência ou baixa ingestão do nutriente, que resultam em problemas de saúde, como lesões e inchaços nas gengivas, boca e outros tecidos.
A medida da glicohemoglobina é a mais importante ferramenta para a monitoração do paciente diabético, não deve, entretanto, ser usada para diagnóstico do diabetes mellitus. A glicohemoglobina é formada em duas etapas. O primeiro passo é a formação de uma aldimina instável (Hba1c lábil ou pré-Hba1c).
O exame para o HIV é feito com o objetivo de detectar a presença do vírus HIV no organismo e deve ser feito pelo menos 30 dias após a exposição a situações de risco, como relações sexuais desprotegidas ou contato com sangue ou secreções de pessoas portadoras do vírus HIV. O teste de HIV é simples e é feito principalmente por meio da análise de uma amostra de sangue, mas também pode ser utilizada a saliva para verificar a presença do vírus no organismo. Todos os testes de HIV pesquisam a presença de anticorpos produzidos pelo corpo contra os dois tipos de vírus existentes, o HIV 1 e o HIV 2.
O exame de HBsAg é um imunoensaio cromatográfico rápido para a detecção qualitativa do antígeno do vírus da Hepatite B em amostras de sangue total, obtidas por punção digital, um método rápido e indolor. O exame é importante para detectar se o indivíduo está infectado pelo vírus que causa a Hepatite B (HBV), uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) assintomática na maior parte dos casos, mas que pode levar à cirrose e ao câncer no fígado.
O exame anti-HCV é de extrema importância. Consiste em retirar uma pequena amostra de sangue para detecção de anticorpos contra o vírus da Hepatite C, o anti-HCV. O anti-HCV é um anticorpo específico contra o vírus da Hepatite C. Ele é produzido pelo sistema imune de pessoas infectadas por esse vírus.
Consiste em uma coleta simples de sangue que pode ser realizada antes do ultrassom obstétrico. O sangue coletado é levado para uma análise onde é utilizada biologia molecular para identificar amostras de fragmentos do DNA e, assim, saber o sexo do bebê
O teste de antígeno, também conhecido como “teste do cotonete”, é um exame rápido capaz de detectar rapidamente a proteína do SARS-CoV-2, diferente do RT-PCR, que detecta o material genético do vírus
O teste de anticorpos IgG e IgM serve para mostrar se uma pessoa esteve em contato com o vírus Sars-Cov-2. Além de avaliar a resposta imune do paciente, a sorologia para o coronavírus também contribui para o mapeamento da circulação do vírus e, consequentemente, para estimar o nível de exposição da população.
É um exame sorológico responsável por verificar a presença dos anticorpos capazes de neutralizar o vírus SARS-CoV-2. O exame consiste em uma simples coleta sanguínea
Teste de DNA para Paternidade. O teste de DNA para paternidade tem a finalidade de descobrir se há, ou não, o vínculo genético entre duas pessoas. É um exame simples, onde é feita uma análise comparativa de ambos os DNAs
O exame toxicológico é uma análise que tem o objetivo central de identificar a presença de substâncias psicoativas, as drogas, no organismo. Com o teste, é possível conhecer o que foi consumido pela pessoa em avaliação nos 90 dias que antecederam a coleta.

+ 2000 Pacientes Satisfeitos

Agende seu atendimento

Realizamos atendimento com os seguintes convênios:

Lista de Convênio

Laboratórios de apoio

Agende seu atendimento

A resposta é sim. Praticar exercícios físicos no dia anterior à realização dos exames pode alterar os resultados. Isso acontece porque a atividade física intensa interfere em vários processos orgânicos, como o metabolismo da glicose ou a liberação de hormônios e de resíduos metabólicos. Portanto, evite praticá-los nas 24h antes da coleta, e garanta ainda mais segurança e precisão ao seu exame!

Consulte aqui o resultado do seus exames

Chave: Senha:
Paciente Médico Convenio Unidade

Realizamos atendimento com os seguintes convênios:

Lista de Convênio

Laboratórios de apoio
» Hermes Pardini
» Pró-Celula
» Biocod
» Laboratório Nossa Senhora do Rosário

» Sodré

» São Marcos

» CEAP

Precisa de ajuda?